terça-feira, 3 de maio de 2011

Projeto: DOSVOX E A ALFABETIZAÇÃO



Projeto: DOSVOX E A ALFABETIZAÇÃO

MINHA IDENTIDADE “MEU NOME”

Justificativa:
Tal projeto vem de encontro com  a necessidade da utilização do Dosvox como recurso didático para a alfabetização dos alunos com baixa visão. O Dosvox é uma ferramenta que contribui e facilita os trabalhos com os portadores de deficiência visual é um sistema para microcomputadores que se comunica com o usuário através de síntese de voz. O conjunto de recursos disponiveis no software expande as atividades que podem ser desenvolvidas  contribuindo para ampliar seu potencial e sua inclusão social, aliando os recursos de Informática à educação de crianças especiais, particularmente com problemas de visão.
Aluno Atendido: 1º ano.
Período: inicio de março de 2011.
Duração: Durante o ano letivo
Objetivos:
ü  Propiciar a socialização entre as crianças;
ü  Identificar as letras do seu nome;
ü  Combater o preconceito em relação aos portadores de deficiência física (cegos);
ü  Aprimorar a habilidade de manuseio do computador através da manipulação dos recursos do mouse e do teclado;
ü  Identificar as letras do seu nome;
ü  Despertar no aluno a curiosidade para utilizar o novo sistema operacional;
ü  Desenvolver a atenção;
ü  Habilidades com a audição;

Desenvolvimento:
ü  Músicas;
ü  Alfabeto móvel em relevo;
ü  Atividades no computador com o sistema Dosvox;
O professor deverá:
ü  Estimular as crianças a tatear as letras do alfabeto móvel para identificar o seu nome;
ü  Estimular o raciocínio e a atenção;
ü  Estimular a socialização;
ü  No computador estimular a criança a tocar as teclas do computador;
ü  Perceberem que as teclas J e F possuem um traço em relevo, usado para que os cegos façam uso do computador com apenas essas duas teclas;
ü  Pode-se explicar para as crianças o que é o sistema Dosvox;

Etapas:
ü  Música “A Canoa Virou”, onde os alunos irão trocar os nomes da turma da classe;
ü  Confeccionar com os alunos as fichas com seu próprio nome;
ü  Atividade de reconhecimento do nome através das fichas, identificando o próprio nome e de seus colegas;
ü  Confecção de letras móveis de E.V.A.
ü  Apresentação das fichas do alfabeto móvel ao aluno, deixar que a criança explore o material, onde será possível que ele identifique as letras que utilizará no seu primeiro nome;
ü  Tateando o computador, serão apresentadas as partes principais de uso: teclado, monitor e mouse;
ü  Apresentação do Programa DOSVOX;
ü  Com o auxilio da ficha dos nomes eles poderão teclar no computador o nome onde o programa irá soletrar a digitação e logo após reproduzir o som do nome;
ü  No DOSVOX, haverá apresentação do “jogo da forca” e as crianças poderão explorar novas palavras;

Culminância
ü  Realização de danças circulares, estimulando o tato e audição;
ü  Utilização do computador para escrever o nome das crianças;
Produto Final:
O aluno poderá explorar, o programa DOSVOX para a escrita do nome no computador, e conseqüentemente descobrirá novas palavras para sua alfabetização e letramento.
Avaliação: a avaliação será continua.
Referências:
http://www.inclusive.org.br Acesso em março/2011
BORGES, José Antônio DOSVOX Uma nova realidade educacional para Deficientes Visuais. Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro. http://interfox.nce.ufrj.br/dosvox/textos/artfofz.doc> Acesso em março/2011
FREIRE, Paulo, Pedagogia da Autonomia, Saberes necessários à prática educativa 9ed, São Paulo, Paz e Terra 1998










“Tão cegos são os homens, que chegam a gloriar-se da própria cegueira” (Santo Agostinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário